Perguntas Frequentes

Sobre a Graduação Online

A Graduação Online da FGV é considerada um curso superior?

Sim. De acordo com a Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002, a Graduação Online da FGV faz parte da modalidade de curso superior. 

Para quem é indicada a Graduação Online da FGV?

A Graduação Online da FGV é indicada para profissionais que pretendem se apropriar de novas ferramentas e técnicas de gestão e que buscam rápida aplicação no mercado de trabalho.  

Os diplomas de Graduação Online são bem aceitos no mercado de trabalho?

Sim. Ao desenvolver competências relacionadas às práticas de gestão, com foco em Resultado, Tomada de Decisões, Princípios de Qualidade e Atendimento ao Cliente, o programa capacita seus discentes para assumir posições de destaque e amplia a visão de negócios com uma perspectiva global: tudo isso com a tradição de ensino da FGV. E o que as empesas mais almejam para seus negócios são profissionais formados por instituições de excelência e aptos a assumir os mais complexos desafios. 

A Graduação Online é um curso técnico? Existe algum pré-requisito para realizá-lo?

A Graduação Online não é um curso técnico. Para ingressar nela, é obrigatório ter concluído o Ensino Médio ou outra formação equivalente.  

A qualidade do ensino da Graduação Online é inferior por ser na modalidade a distância?

De forma alguma. A FGV preza pela qualidade do seu ensino, independentemente da modalidade de estudo. Todos os professores são mestres ou doutores e possuem experiência profissional nas áreas em que atuam.  

Quais são as vantagens da Graduação EAD?

O curso tem como grande diferencial a flexibilidade, pois permite que o aluno escolha o horário e o local mais convenientes para assistir às aulas. Dessa forma, o estudante pode trabalhar até mais tarde ou até mesmo viajar e, ainda assim, poderá assistir ao conteúdo das aulas no momento que julgar adequado.  

A FGV oferece bolsas de estudos para a Graduação EAD?

Sim. Há várias modalidades de bolsas de estudo, como aquelas destinadas a viabilizar o acesso de pessoas com menor poder aquisitivo ou a premiar alunos com desempenho diferenciado. 

A FGV IDT possui convênio/parceria com alguma empresa?

Sim. A FGV IDT tem três parceiros corporativos:

  • a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc RJ)
  • o Instituto de Transporte e Logística - ITL; e 
  • o Banco do Brasil. 

Já o Banco do Brasil oferece condições especiais para seus funcionários e aposentados, incluindo seus dependentes de primeiro grau, além de estagiários e jovens aprendizes que queiram fazer um dos cursos da Graduação Online. 

Para o ITL, são beneficiários todos os trabalhadores do setor de transporte e logística, e os colaboradores do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) de todo o Brasil, incluindo também seus respectivos cônjuges e filhos.

A Seeduc RJ concede bolsas de estudo para candidatos formados no Ensino Médio da rede pública que queiram realizar a Graduação Online

Se as aulas são feitas de forma online, por que existem polos presenciais?

Mesmo com aprendizado 100% virtual, existe uma moderna infraestrutura física para receber quem deseja atendimento presencial. Há laboratório de informática, biblioteca e suporte logístico da secretaria. Estes polos estão localizados no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília.  

Na cidade em que moro não há polo presencial. Isso impede que eu realize a Graduação Online da FGV?

De forma alguma. As atividades da Graduação EAD da FGV são feitas de forma virtual e estão disponíveis para todos, inclusive para pessoas que moram fora do Brasil. 

Qual a duração da Graduação Online da FGV?

Os cursos de Graduação Online têm duração entre dois anos e dois anos e meio, confira a seguir:

CURSO DURAÇÃO

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

 2,5 anos
(10 trimestres)

Gestão Comercial 

2 anos
(8 trimestres)

Gestão de Recursos Humanos 

2 anos
(8 trimestres)

Gestão Financeira 

2 anos
(8 trimestres)

Gestão Pública

2 anos
(8 trimestres)

Governança Ambiental e Sustentabilidade

2 anos
(8 trimestres)

Logística 

2 anos
(8 trimestres)

Marketing 

2 anos
(8 trimestres)

Processos Gerenciais

2 anos
(8 trimestres)

 

Como é a estrutura dos cursos?

Os cursos são estruturados em oito trimestres, com carga horária total de 1.605 horas. Em cada trimestre, o aluno cursará três disciplinas, com carga horária de 60 horas cada, e participará de um Workshop Interdisciplinar (WI). Todas as disciplinas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, com aulas ao vivo, atividades individuais, fóruns e reuniões online. Mas o aluno também pode assistir às aulas gravadas, na hora que desejar.  

Qual a forma de pagamento da mensalidade da Graduação Online?

O investimento na Graduação Online pode ser dividido em 24 ou 30 parcelas, pagas por meio de boleto bancário.  

Pagamento à vista tem desconto?

Não há desconto no pagamento à vista. 

É possível fazer um curso de Pós-Graduação com o diploma da Graduação Online da FGV?

Sim. A Graduação Online é um curso superior. Portanto, uma vez concluída, seu diploma permite o acesso à Pós-Graduação, seja  lato sensu (MBA) ou stricto sensu (Mestrado). 

A Graduação Online da FGV está autorizada pelo MEC para ser realizada na modalidade a distância?

Sim. A FGV EBAPE foi credenciada para ofertar cursos superiores a distância pela Portaria MEC nº 1.231, de 18 de dezembro de 2007.  

O fato de a Graduação ser a distância tem algum impacto na emissão do diploma?

Não. O aluno é matriculado na FGV IDT e o seu diploma será emitido por ela. É a praticidade de um curso a distância com o peso de um diploma da FGV, que é extremamente bem aceito no mercado de trabalho.  

Quem já cursou uma Graduação ou ainda está cursando pode obter isenção de algumas disciplinas?

Caso haja equivalência de programas e de carga horária, disciplinas cursadas anteriormente podem ser aproveitadas, mas com o limite de 25% da carga horária total do curso.  

O que deve ser feito para obter isenção de disciplinas?

Após a aprovação no processo seletivo, o aluno deve dar entrada no pedido de isenção e anexar a documentação da instituição em que já cursou uma ou mais disciplinas. Se atender às determinações legais, o pedido será deferido.  

Onde são realizadas as aulas da Graduação Online da FGV?

A Graduação Online é realizada na modalidade a distância, ou seja, pela internet. Após aprovação no curso, o aluno passa a acessar a área restrita do site, onde está o ambiente virtual de aprendizagem, que possui diversas ferramentas para enriquecer e aprofundar o ensino.  

As provas são realizadas de forma online?

Sim. Todas as provas são feitas em ambiente virtual, com identificação do aluno e uso de sistemas que evitam cola e plágio, garantindo a segurança em todo o processo. 

Qual é a diferença entre a Graduação Online Tecnológica e os outros cursos de Graduação?

A principal diferença é a duração. Enquanto a Graduação Online Tecnológica dura dois anos, os demais cursos levam quatro ou cinco anos para serem concluídos. Além disso, a Graduação Tecnológica oferece o título de Tecnólogo e, os outros, de Licenciado ou Bacharel.  

A Graduação Online Tecnológica é voltada apenas para pessoas que querem trabalhar na área de tecnologia?

Não. Apesar de ter esse nome, os cursos de tecnólogo são disponibilizados em várias áreas do conhecimento e possibilitam uma atuação imediata em diversos segmentos do mercado de trabalho. 

Sobre Processo Seletivo

 

Qual o valor da inscrição para a Graduação Online da FGV e como faço para me inscrever?

As inscrições são gratuitas e feitas diretamente pelo site, na página do curso escolhido, na opção “Inscreva-se”.  

Para me inscrever na Graduação Online, é necessário comparecer a algum polo para realizar uma avaliação ou entregar documentos?

Não. Todo o processo de inscrição e todas as atividades relacionadas à Graduação Online são feitos de forma virtual.  

Qual a documentação necessária para fazer a matrícula? 

Após a aprovação no Processo Seletivo, a próxima etapa será a pré-matrícula. Os documentos de identificação e acadêmicos necessários são:  

 

Documentos de Identificação: 

- 1 Foto 3 x 4 colorida (recente); 

- Documento Oficial de Identidade (candidatos brasileiros) ou passaporte (apenas para candidatos estrangeiros); 

- CPF.

Documentos Acadêmicos: 

Para todas as modalidades de ingresso no processo seletivo: Certificado de Conclusão do Ensino Médio

Caso tenha sido concluído no exterior, o candidato deverá apresentar Parecer de Equivalência de Curso, expedido pelo Conselho Estadual de Educação e publicação no Diário Oficial, se constar a informação no documento.  

Para os candidatos inscritos na modalidade Portador de Diploma: Diploma do Curso de Graduação

Em caso de Diploma de Graduação obtido em Instituição de ensino no exterior, o documento deverá ser consularizado pela representação do Brasil (Embaixadas/Consulados), no país de origem do Diploma ou apostilado, conforme a Convenção de Haia, e apresentado com a tradução juramentada. 

Para os candidatos inscritos na modalidade Transferência Externa: Histórico Escolar do Curso de Graduação

O documento tem que estar carimbado e assinado pela Instituição de Ensino Superior contendo: forma de ingresso, situação atual de matrícula no curso, descrição do regime de aprovação, carga horária do curso e notas ou conceitos obtidos nas disciplinas. Caso tenha sido realizado no exterior, o candidato deverá apresentar o documento apostilado ou consularizado e com tradução juramentada. 

Como é a prova da Graduação Online da FGV?

A prova consiste em uma redação, que é realizada no ambiente virtual. Ela deve ter no mínimo 2.500 e no máximo 3.500 caracteres e o aluno tem o prazo de duas horas para finalizá-la. Todos os candidatos fazem a prova no mesmo horário, o qual é informado no Cronograma do Edital do respectivo processo seletivo.  

O que é Check-in/Upload de documento pré-prova? Por que ele é necessário?

Para oferecer uma prova justa e segura, antes do seu início, o sistema fará um reconhecimento facial do aluno. Vale ressaltar que esse processo é realizado diversas outras vezes, de modo a provar que é ele mesmo quem está fazendo a redação. 

Para que esse reconhecimento possa ser feito, é necessário que o estudante envie uma foto do seu documento (frente e verso) e faça uma selfie para anexar no sistema. Este processo é o chamado Check-in, que precisa ser realizado poucos dias antes da prova. A data para sua realização será enviada por e-mail.  

Durante o Check-in, os candidatos terão acesso ao ambiente virtual de prova somente para fins de teste.  

Como acesso o Check-in?

Você deverá acessar o link que será enviado por e-mail e usar o seu CPF como login e o seu número de inscrição como senha. 

Se eu tiver algum problema para fazer o Check-in, como faço para acionar o suporte?

Em caso de dificuldades com o Check-in, o candidato poderá acionar o suporte disponível na plataforma, entrar em contato por meio dos telefones (11) 3799-7711 e 0800 770 0423 ou, ainda, enviar uma mensagem para processoseletivo@fgv.br. 

Posso usar rascunho durante a prova?

Não é permitido o uso de rascunho durante a prova. A redação deve ser elaborada diretamente no sistema. 

Posso realizar a prova em um tablet ou pelo celular?

Dispositivos móveis, como celular e tablet, não são permitidos. A prova deverá ser realizada em um computador desktop ou em um laptop. 

É possível ir ao banheiro durante a prova?

Não é permitido que o aluno se ausente da frente da câmera durante a prova.  

Quais são os requisitos técnicos para que eu possa fazer a prova?

Em primeiro lugar, é necessário que você seja Administrador da máquina em que a prova será realizada, já que será necessária a instalação de um plug-in.  

Você pode utilizar os sistemas operacionais Windows 7 ou superior; MacOS 10.10 (Yosemite) e versão igual ou superior a 64 bits; e Ubuntu 12.04 ou versão superior.  

Recomendamos, ao menos, 500Mb de RAM livre para execução da aplicação e uma conexão mínima de 1mbps.  

O teclado deve estar em português (Brasil ABNT ou ABNT 2) e é indispensável que seu computador tenha webcam e microfone. 

Posso usar boné durante a prova?

Não. O sistema fará reconhecimento facial durante a prova e, por isso, não é permitido o uso de boné, gorro nem capuz.  

Quando sai a lista de aprovados?

A divulgação dos resultados oficiais do Processo Seletivo será feita no site https://cacr.fgv.br/busca?loc=4&nivel=5&area=16, na data prevista no Cronograma do Edital do respectivo Processo Seletivo. 

Para acessar, selecione Período de Ingresso (escolha o trimestre de ingresso) > Modalidade (selecione opção) > FGV EaD - Graduação Online Tecnológica - Processo Seletivo (selecione a opção) > menu Resultados.